Blog Wevo

Você conhece as vantagens do estoque terceirizado para e-commerce?

As vendas realizadas nos e-commerces atingiram um novo patamar com a adoção de múltiplos canais. Com o aprofundamento nas demandas dos clientes e o surgimento de novas fontes de negócios, a necessidade de implementar estratégias eficazes de gerenciamento também está em ascensão.

Nesse contexto, as soluções oferecidas pelo estoque terceirizado adquirem importância central. Pensando nisso, abordamos, ao longo deste artigo, as principais vantagens que essa opção pode trazer para o seu negócio. Boa leitura!

Como saber se o estoque terceirizado é uma alternativa viável para você?

Para responder a essa pergunta, você deve se questionar se o modelo tradicional de estoque próprio contribui ou não para otimizar as rotinas operacionais do seu e-commerce. Afinal de contas, será infrutífero investir em plataformas eficientes e ações de marketing eficazes se a gestão do estoque não garante padrões mínimos de qualidade.

Trata-se, em outras palavras, de identificar se alguma das seguintes situações tem se tornado comum no dia a dia da sua organização. Se responder positivamente a, pelo menos, uma delas, está mais do que na hora de considerar a terceirização do seu estoque. Confira:

  • clientes decepcionados, que desistiram de comprar certos produtos devido ao fato de você não ter tais itens no estoque para efetivar a entrega;
  • demora no processamento e na entrega de pedidos que incluíam grande variedade de itens;
  • entregas em atraso, gerando reclamações nas redes sociais ou em outros canais de comunicação.

Cada uma dessas situações é preocupante e deve ser evitada a todo o custo. Entretanto, na maioria das vezes, o aprimoramento na gestão e o controle do estoque podem ser o suficiente para que casos assim não se repitam. Para atingir esse objetivo, você deve analisar e escolher qual é, dentre os diferentes tipos de estoque terceirizado, a melhor solução para a sua empresa.

Quais os tipos de estoque terceirizado em e-commerce?

Há, de modo geral, dois tipos principais de terceirização de estoque para e-commerce: consignação e drop shipping.

Estoque consignado

O estoque consignado consiste em um acordo comercial no qual o fornecedor concorda em entregar suas mercadorias a um consignatário (no caso, o seu e-commerce) sem que esse pague antecipadamente por elas. Sendo assim, o fornecedor ainda tem as mercadorias, e o consignatário efetua os pagamentos apenas quando realiza a venda para o consumidor final.

Drop shipping

No modelo de drop shipping, a logística tradicional é alterada: o e-commerce se responsabiliza pelo atendimento ao cliente, pelo faturamento e pela geração da base de dados, enquanto os fornecedores enviam, em nome da empresa, os produtos aos consumidores. Com o drop shipping, os custos iniciais para desenvolver um e-commerce podem ser consideravelmente reduzidos.

Quais as vantagens de se ter um estoque terceirizado no e-commerce?

Contar com um estoque terceirizado traz inúmeros benefícios ao seu e-commerce. Eles podem variar de acordo com as especificidades do público-alvo e as características gerais do seu segmento de atuação. No entanto, algumas vantagens são comuns aos negócios que adotam essa solução. Dentre elas, destacam-se:

  • escalabilidade: crescimentos repentinos podem, por incrível que pareça, representar um sério entrave aos e-commerces que não têm a infraestrutura de estocagem necessária para lidar com aumentos de demanda. Isso não é problema para um estoque terceirizado;
  • custos: ao terceirizar o estoque, a sua empresa não precisará investir no gerenciamento dos itens armazenados e, consequentemente, reduzirá os custos;
  • eficiência: a terceirização gera mais eficiência em seus processos porque a sua empresa passa a contar com a atuação de um parceiro especializado na gestão de estoque para e-commerce. Um incremento adicional na eficiência pode se dar, também, a partir do momento em que você libera tempo para focar no core business do seu e-commerce.

É possível trabalhar com estoque próprio e terceirizado ao mesmo tempo?

Se isso for conveniente às necessidades da empresa, você pode se beneficiar da articulação simultânea de ambos os modelos. Na prática, isso dependerá das especificidades do seu negócio.

Por exemplo, se o seu e-commerce tem um catálogo de marcas convencionais voltadas ao grande público e, também, uma proposta destinada a oferecer itens personalizados, trabalhar com estoque terceirizado e próprio pode ser uma excelente opção para garantir, simultaneamente, customização e eficiência logística.

Gostou do post? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts que podem te interessar

Entenda a importância dos chatbots no e-commerce

A satisfação do público-alvo em sua experiência com uma loja online está diretamente ligada ao sucesso da empresa a médio e longo prazos. Por isso, é essencial cuidar da comunicação entre site e cliente, com o intuito de entregar a melhor solução para os anseios do consumidor. Uma saída — e tendência mais recente no mercado — é a utilização […]

Leia mais…

CRM para e-commerce: entenda a importância dessa estratégia!

Para um empreendimento obter sucesso, é fundamental conhecer muito bem o cliente, pois, somente é possível conquistar um consumidor sabendo o que ele deseja e mostrando como ele é importante para a empresa. Para isso, nada melhor do que um bom CRM para e-commerce. De acordo com uma pesquisa da Bain & Co., o aumento […]

Leia mais…

Entenda o que é marketplace e como funciona!

Se você trabalha em um e-commerce ou com vendas online, com certeza já ouviu falar dos marketplaces! A idéia, que se popularizou com a Amazon dos EUA, chegou ao Brasil em 2012 e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado do país. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é marketplace e como […]

Leia mais…