Saraiva faz migração de plataforma de e-commerce com auxílio da Wevo, sem impacto nos atuais processos e com redução de custo de 40%


“Foi um processo bastante desafiador devido ao prazo de entrega e a complexidade do projeto e das interfaces a serem entregues. Mesmo com todos os desafios, conseguimos concluir o projeto com êxito, entregando uma redução de custo considerável, próxima de 40%.”

Felipe Pavoni
Diretor de E-commerce e Tecnologia Saraiva 

Background
Com mais de 2 mil colaboradores, a Saraiva é uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento, com operação multicanal integrada com mais de 75 lojas físicas presentes em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal e um dos primeiros sites de e-commerce do Brasil, além da versão mobile. A estrutura conta também com um Centro de Distribuição e Call Center próprios. A cada quatro livros vendidos no Brasil, um é comprado na Saraiva. As lojas recebem mais de 70 milhões de visitantes. No site de e-commerce o número chega a mais de 220 milhões de visitas. 

Desafio
Uma das estratégias da Saraiva é alavancar a plataforma de marketplace. Para isso, era necessário realizar a migração para um novo sistema de e-commerce e integração com sistemas internos sem impactar a operação atual. Essa operação contava com vários sistemas legados e um fluxo intenso de dados.

Solução
Para solução desse desafio, a Saraiva buscou um parceiro com know-how em integrações e experiência de conexão entre ERPs e a Plataforma VTEX, e que fosse capaz de suportá-los durante esse processo de migração, sem impactar nos sistemas e processo atuais. A Wevo foi escolhida para solucionar esse desafio.Resultados
Utilizando a plataforma Wevo iPaaS, o time de Tecnologia da Saraiva junto do time de Professional Services da Wevo conseguiram realizar a integração de todo fluxo de pedidos. Além disso, a Saraiva conseguiu manter sua arquitetura de sistemas de backoffice já existente, fazendo a transição para a nova plataforma de e-commerce sem impacto nos sistemas legados internos. Como resultado do projeto todo houve redução de custo de aproximadamente 40%, devido a menor necessidade de consumo de infraestrutura e a utilização de um modelo SaaS.


Leave a comment