Integrações de Sistemas no e-commerce – Qual sua relação com Growth?

Por: Caio Camarini – Head of Sales na Wevo Tecnologia

Muito se fala sobre todas as formas da insaciável busca de crescimento em qualquer mercado, hoje vou detalhar um pouco sobre um canal com enorme potencial de crescimento e que vem se reiventando em uma velocidade muito grande, o E-COMMERCE, irei focar apenas no canal de vendas próprio neste artigo e posteriormente trarei outras visões de cada possibilidade neste universo tão grande.

https://ecommercenapratica.com/ecommerce-em-2019/

“…O Ecommerce é, sem dúvidas, um dos maiores mercados do Mundo. Só no Brasil, o faturamento do comércio eletrônico foi de mais de 53 bilhões de reais em 2018. A previsão é de que passe os 60 bilhões em 2019…” Esta pequena passagem da matéria publicada pelo portal E-COMMERCE NA PRÁTICA em Abril de 2019 mostra o constante crescimento deste mercado e a utilizo para realizar uma pergunta: NÓS, QUE ESTAMOS DIRETAMENTE LIGADOS NESTE MERCADO ENTENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE CADA AÇÃO QUE TOMAMOS PARA QUE ESTE CRESCIMENTO SEJA CADA VEZ MAIOR?

Não somos somente responsáveis a inovar tecnologicamente e sim a mudar o mindset do consumidor, para isso precisamos trazer a melhor experiência possível na hora da compra online, muitas vezes esta pode ser somente mais uma transação para quem está vendendo, porém pode ser a primeira de muitos consumidores, e a experiência será o fator crucial para que este continue comprando ou não através deste canal.

Para que a melhor experiência possa ser entregue precisamos ter muito bem definido dentro da operação inúmeros fatores, dentre eles a questão abordada no título deste artigo, portanto, cito a grande importância da integração dos sistemas que são envolvidos para que ocorra uma venda online, temos inúmeras possibilidades de cruzamento de informações para que uma única venda ocorra, mas como já dito focarei no cenário mais simples possível neste momento, o mínimo que precisa ser entregue ao consumidor são todas informações sobre o que ele tem interesse: Produto, preço praticado, formas de pagamento, frete, disponibilidade de estoque, previsão de entrega e o acompanhamento da mesma. Para que tudo isto aconteça muitas aplicações precisam estar trocando informações, por isto precisamos seguir a evolução do mercado dentro das nossas organizações, qual o maior intuito de uma loja virtual? Vender e vender novamente, isto demonstrará o SUCESSO da operação, portanto a mesma deve focar no que realmente quer entregar e no que é boa em fazer.

Integrações podem ser o elo fraco da operação, caso não estejam performando da maneira como deveriam. Atualmente vejo muitas empresas realizando integrações de forma caseira, sem possibilidade de monitoramento, capacidade de escalar o negócio de forma ágil e o pior de tudo, alocando times internos para as realizar, desta forma perdem FOCO, TEMPO e DINHEIRO.

Caso você seja um dos responsáveis pelo sucesso da operação de e-commerce da sua empresa, procure buscar opções que lhe tragam tração e que sejam especialistas, para isto existem as PLATAFORMAS DE INTEGRAÇÃO CLOUD (iPaaS) modalidade muito disseminada e utilizada na América do Norte e Europa, que irão trazer maior conforto e agilidade para as operações.

Com o iPaas empresas passam a ter acesso a um enorme ecossistema de soluções que já possuem suas formas de comunicação encapsuladas dentro da plataforma, assim permitindo que integrações complexas sejam entregues até 10x MAIS RÁPIDO ao se comparar com um projeto realizado sem esta tecnologia. Para que buscar reinventar algo tão escalável e acessível não é mesmo?

Siga tendências que estão dando certo em mercados mais maturados que o nosso, esta é a maneira mais fácil de alcançar seus objetivos, o maior problema de qualquer organização é querer ser operacional em algo que não domina e foge do CORE do seu negócio, foque na sua essência e busque especialistas que irão agregar valor para sua operação, estes poderão lhe ajudar muito na caminhada para alcançar o GROWTH tão almejado.

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