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Gestão de e-commerce: conheça os benefícios de automatizar os processos

Muito tem se falado da automação de processos para reduzir custos e aumentar a competitividade. O fato é que automatizar processos facilita a gestão de e-commerce, entretanto, é preciso adequar as ações, que não podem se resumir à implementação de um ERP.

Neste post vamos apontar os principais benefícios da automação na gestão e os desafios encontrados pelas empresas que a adotaram. Acompanhe!

Quais os benefícios da automação para a gestão de e-commerce?

Em linhas gerais, é possível listar:

Reduz o tempo das ações

Desde a separação de produtos até o pós-venda, todos os processos envolvendo o e-commerce podem ser reduzidos quando associados ao uso adequado de um ERP focado em automação. Nesse contexto, é necessário avaliar qual será a melhor forma de utilizar os recursos do sistema e planejar sua implementação, seu uso e traçar metas realistas.

Reduz custos

Se os processos estão mais ágeis, com certeza haverá algum ganho — e o principal deles é de custos. Ela torna o negócio mais produtivo e competitivo, colocando-o em um patamar diferente no mercado. Além disso, a automação pode sinalizar quais aspectos podem ser ajustados para gerar maior lucro e competitividade.

Mantém seu público informado

A automação se mostrou interessante para processos que envolvam o conteúdo, como o envio de e-mail marketing e anúncios. A plataforma está preparada para enviar conteúdo ao futuro cliente, aquele que fechou negócio e o que abandonou a página em algum momento.

Onde entra o fator humano? Basicamente, o processo automatizado precisa ser:

  • personalizado: conteúdo original para atrair a atenção do público;
  • agradável;
  • criativo;
  • ajudar o cliente na avaliação e na tomada da decisão final;
  • mensurado para auxiliar na tomada de decisões.

Permite a integração com as transportadoras

Muitos processos envolvendo as transportadoras podem ser utilizados, inclusive quando o e-commerce atua com mais de uma transportadora para atender às diferentes necessidades de logística. A ideia é adequar os processos internos e externos, viabilizando ações como o rastreio de encomendas e o monitoramento da entrega.

Permite a mensuração

Análises e métricas são uma das principais vantagens da automação. Elas estão presentes em todas as etapas da venda e processos, permitindo entender quais razões que fizeram o cliente desistir da compra, qual conteúdo foi mais relevante, favorecendo a otimização das ações do negócio.

A possibilidade (e necessidade) de mapear e mensurar todas as etapas desprende mais organização e agilidade aos processos. O gestor tem a possibilidade de enxergar o negócio pelos olhos do público e, assim, ser capaz de ajustar suas ações para obter bons resultados.

Quais os desafios da implementação de ERP?

Uma pesquisa conduzida por uma empresa de consultoria e marketing com gestores de outras empresas mostrou que 71% dos entrevistados entende que a dificuldade em implementar sistemas simples é a principal razão para a automação ser negligenciada:

  • 85% conduzem a gestão de processos por e-mail;
  • 57% acreditam que o problema não é atendido no prazo;
  • 45% acreditam que a dificuldade está na comunicação entre as áreas.

Em linhas gerais, é preciso assumir uma responsabilidade maior, focada em processos dinâmicos, na comunicação e empenho dos envolvidos. É preciso entender que o fator tecnológico só funciona de modo adequado quando alinhado ao fator humano.

Ainda há desafios nesse campo, uma vez que a implementação é um processo contínuo que exige adequações ao mercado e as necessidades da gestão de e-commerce.

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