Blog Wevo

Entenda o que é marketplace e como funciona!

Se você trabalha em um e-commerce ou com vendas online, com certeza já ouviu falar dos marketplaces! A idéia, que se popularizou com a Amazon dos EUA, chegou ao Brasil em 2012 e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado do país.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é marketplace e como ele funciona. Aqui, nós explicaremos tudo isso e, ainda, quais são os benefícios para as empresas que decidem apostar neste modelo de negócio. Confira!

O que é marketplace?

O marketplace é uma espécie de shopping center online, que concentra num único lugar os produtos oferecidos por diversas lojas de diferentes seguimentos. Dessa forma, o consumidor têm acesso a um portfólio vasto de produtos e marcas numa única loja online, e têm a facilidade de ao escolher um produto específico, poder comprar do varejista que pratica o melhor preço. O consumidor consegue comprar diferentes produtos sem precisar acessar mais de 1 site e sem precisar sair de casa. Entre alguns exemplos de marketplaces que atuam no Brasil estão o Submarino, Ponto Frio, Netshoes e Mercado Livre.

Como eu posso vender nos marketplaces?

O primeiro passo para vender em marketplaces é se registrar na plataforma escolhida. Essa pedirá alguns documentos e dados, como o CNPJ da empresa, o campo em que ela atua, entre outros.

Depois da aprovação, a empresa deve escolher quais produtos serão cadastrados para serem vendidos no shopping center online. Feito isso, o site começará a divulgar a mercadoria.

O cliente comprará pela plataforma e ela repassará o valor das vendas para a empresa com o percentual dela já descontado. Isso porque o marketplace recebe uma comissão das aquisições que são feitas no site.

A porcentagem que a ferramenta online recebe muda de uma plataforma para outra e de acordo com algumas particularidades — qual será a posição de sua loja nas buscas, o tipo de anúncio utilizado, o perfil da marca etc.. O valor da comissão geralmente é acertado durante o processo de integração da empresa.

Para quem já tem um e-commerce o marketplace pode ser integrado à sua plataforma. Dessa maneira, não haverá mais o trabalho de colocar em duas plataformas os mesmos produtos. Para que a integração aconteça de uma forma organizada, as duas ferramentas devem conversar entre si!

Para que sua operação flua, o ideal é que elas estejam integradas com seu sistema de backoffice! Assim, a administração das vendas e das mercadorias ficará mais fácil.

É essencial lembrar também que o atendimento ao cliente (entrega de produtos, solução de problemas, etc.) é responsabilidade da empresa e não do marketplace.

Quais são as vantagens?

Participar de um marketplace pode trazer vários benefícios para uma marca. Um deles é a visibilidade que essa ganha em uma plataforma maior. Mesmo que a empresa já tenha seu próprio site, só o acessa quem já o conhece e está focado em determinado produto. No shopping center online, outras pessoas que talvez não conheçam a marca também terão a oportunidade de conferir suas mercadorias!

Outra vantagem que deriva da maior visibilidade é a diversificação de público. Um indivíduo pode acessar o shopping online na procura de um produto, mas durante a sua busca pode se deparar com outra mercadoria de outro segmento. E ele pode também ter interesse no segundo item. Assim, sua marca pode atingir até mesmo pessoas que não seriam seu público-alvo inicialmente.

O terceiro benefício de se investir em um marketplace é o baixo custo da ação. A plataforma ganhará uma comissão pelas vendas, mas o valor é baixo se comparado com o montante necessário para fazer uma campanha de marketing digital e se pensarmos na visibilidade que a marca terá.

retorno positivo que o investimento traz também é uma das vantagens de integrar um marketplace. Com o baixo investimento e com a grande visibilidade, a empresa ganhará clientes e assim seu rendimento poderá crescer!

Agora que você já sabe o que é marketplace, que tal vender seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil? A Wevo possui uma solução que automatiza todo o trabalho de gestão de produtos, preços, estoque e pedidos nos marketplaces. Quer conhecer? Entre em contato conosco.

Siga-nos no Facebook e LinkedIn e mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos!

Outros posts que podem te interessar

Como a Internet das Coisas vai impactar o e-commerce?

Desde o surgimento do e-commerce, por volta dos anos 1990, esse segmento evoluiu juntamente à tecnologia. A presença das lojas virtuais na vida do consumidor só cresce, tornando a experiência de compra mais prática e completa. A Internet das Coisas (Iot) está entre os avanços tecnológicos que prometem revolucionar o consumo. Ela pode impactar na […]

Leia mais…

Como promover meu e-commerce? Confira 4 dicas e comece agora mesmo

Como promover meu e-commerce? Este questionamento está presente na mente de muitos empreendedores e gerentes. Depois de criar uma loja virtual, é muito comum esperar a chegada dos clientes e o início das vendas. O problema está no espaço entre essas duas etapas! Para que a sua loja online obtenha sucesso, não basta oferecer ao […]

Leia mais…

Integração ERP: o que é e como funciona?

Quando você busca o termo “integração ERP” na web, se depara com uma quantidade esmagadora de informações. Cada endereço tem a sua própria definição para o termo e o processo de implementação. Essas diferenças, contudo, reforçam a flexibilidade que torna o ERP uma poderosa ferramenta de negócios. Essa sigla, que em inglês significa Enterprise Resource Planning, […]

Leia mais…