Entenda a importância dos chatbots no e-commerce

A satisfação do público-alvo em sua experiência com uma loja online está diretamente ligada ao sucesso da empresa a médio e longo prazos. Por isso, é essencial cuidar da comunicação entre site e cliente, com o intuito de entregar a melhor solução para os anseios do consumidor.

Uma saída — e tendência mais recente no mercado — é a utilização de chatbots no e-commerce como forma de melhorar seus resultados. Ainda não conhece essa tecnologia? Não se preocupe: neste post, reunimos as principais informações sobre ela e como ela se ajusta perfeitamente às lojas virtuais. Boa leitura!

Chatbots no e-commerce

O conceito de chatbot está ligado a sistemas inteligentes que têm a capacidade de ler, interpretar e responder a clientes humanos por meio de um chat. A ideia principal é realizar um atendimento a partir de um software/robô/sistema que possa ser similar/próximo de um atendimento realizado por uma pessoa real.

Existem soluções robustas, criadas com base em inteligência artificial, que permitem manter um bom nível de interação com o cliente. Nelas, o sistema aprende continuamente e melhora seu desempenho com o passar do tempo.

Vantagens do uso de chatbots

A utilização desses sistemas tem como intuito facilitar o trabalho do call center da empresa. Assim, os problemas mais simples são resolvidos pelos robôs com respostas predefinidas. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens do uso dos chatbots no e-commerce.

Menor tempo de espera

Uma equipe de atendimento tem um número limitado de integrantes e cada um deles pode falar por telefone com apenas um cliente por vez, ou pode atender via chat uma pequena quantidade de clientes simultaneamente. Porém, dependendo da quantidade de ligações ou conversas no seu chat de SAC, isso pode não ser suficiente.

Um chatbot pode atender um grande número de clientes ao mesmo tempo e, ainda assim, interagir com cada um deles de forma individualizada. Isso diminui bastante o tempo de espera do consumidor, que pode tirar suas dúvidas diretamente com o robô.

Atendimento personalizado

Os robôs de atendimento têm um grande poder de processamento. Por esse motivo, podem lidar com muitas informações simultaneamente e oferecer suporte personalizado ao cliente, melhorando sua experiência.

Em poucos segundos, o sistema confere todas as informações do consumidor, pedidos, status de pedidos, ordens de serviço, reclamações, e até mesmo suas preferências. Em caso de dúvida do cliente, o software pode filtrar entre todas as opções do e-commerce as que melhor se encaixam em seu pedido.

Aumento de vendas

Um recurso interessante encontrado nos sistemas de chatbots é a possibilidade de adicionar itens ao carrinho por meio de mensagens. Para isso, basta enviar um pedido ao robô diretamente do chat para que a inserção seja feita automaticamente no carrinho de compras.

Esse tipo de serviço é um diferencial para impulsionar as vendas por meio de aplicativos móveis. Afinal, muitas pessoas têm dificuldade para fazer compras dessa forma, seja pelo tamanho reduzido da tela, seja pela mudança de layout da loja virtual, ou até mesmo pela dificuldade de encontrar um produto específico no catálogo de produtos da loja. Assim, em vez de ter uma jornada de compra frustrada, o cliente ganha uma experiência inovadora.

Os chatbots no e-commerce são, portanto, uma inovação bem-vinda em tempos de alta concorrência entre lojas virtuais. O investimento em um diferencial como esse pode aumentar suas vendas e trazer muito mais resultados.

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