Entenda a importância da análise de dados para seu e-commerce

Uso das informações coletadas para encontrar padrões, tendências e mais uma série de outros fatores que podem sugerir, confirmar ou rejeitar teorias sobre causas e efeitos, sob uma visão geral, é disso que se trata a análise de dados.

Sua relevância para o crescimento de uma empresa é indiscutível, até porque é uma das formas mais eficazes de nutrir os planejamentos, os direcionamentos e as iniciativas do negócio.

O ganho na visualização dos seus indicativos é evidente, algo fundamental no que se refere à geração de insights e às tomadas de decisão. Em resumo, é a partir da análise de dados que você conseguirá definir quais são os melhores caminhos a seguir.

Neste artigo, apresentamos a importância de sua realização para o sucesso do seu e-commerce. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Vamos lá?

Quais são os benefícios da análise de dados para o e-commerce?

Diversas são as vantagens da análise de dados para uma loja virtual. O entendimento dos clientes e o modo como se comportam no site é uma das principais. Nesse sentido, é possível saber o que eles estão procurando, como navegam e por quanto tempo permanecem nas páginas, quais são os produtos visitados, que itens foram para o carrinho de compras quando abandonado e muito mais.

Conhecer os pontos de contato do consumidor e a maneira pela qual ele se movimenta dentro do seu e-commerce é essencial, pois isso ajuda na otimização de performance do negócio.

Em termos práticos, você encontrará os problemas que podem estar impedindo as vendas. Ao tê-los reconhecido, trabalhará na solução, aumentando, portanto, as suas taxas de conversão.

Boa parte disso é resultado da melhor experiência do usuário. Com o uso de ferramentas adequadas, a análise de dados trará uma excelente compreensão no que diz respeito às expectativas e preferências do consumidor.

Saber o que ele deseja é o que faz possível os ajustes de conteúdo. Adivinhações raramente terão efeito, a não ser por um “golpe de sorte”.

Outros benefícios envolvem a previsão de tendências e a gestão do estoque. Uma vez encontrados os padrões de compra em relação às épocas do ano e tipos de produtos, deixar de vender pela falta de itens no inventário ou ver uma sobra exagerada de mercadorias são situações que dificilmente ocorrerão.

A questão a destacar, aqui, é o auxílio que isso trará para as campanhas de marketing, os processos de precificação, ofertas e descontos especiais, por exemplo.

No comércio eletrônico, os dados são imprescindíveis para o sucesso da empresa. Sem analisá-los corretamente, torná-la competitiva será uma tarefa um tanto quanto difícil, para não falar impossível.

Qual o papel dessa análise na tomada de decisões estratégicas?

Indispensável e de enorme influência para o crescimento do negócio, é assim que pode ser descrito o papel da análise de dados na tomada de decisões estratégicas. Isso acontece por que, ao fazer um bom exame das informações coletadas pelos softwares de Big Data, a elaboração dos estudos mercadológicos tem muito a ganhar.

Por quê? Pelo fato de que a análise de dados é extremamente útil para entender a dinâmica do mercado, ajudando a prever tendências e a antecipar-se a uma série de diferentes acontecimentos.

O ponto favorável disso é que, dependendo do caso, não pegarão a sua empresa de surpresa, dando a ela uma vantagem competitiva perante a maioria dos concorrentes.

Como consequência, conseguirá melhor se posicionar diante deles, de forma a tornar os seus processos mais eficientes, aumentar a produtividade operacional, a rentabilidade e, como acabamos de dizer, a competitividade do seu e-commerce.

O aspecto financeiro também está envolvido na análise de dados. O que os clientes estão comprando, por quais canais eles chegam na loja e qual o custo para atraí-los, enfim, ao conhecer essas frentes, definir suas estratégias de marketing e vendas será muito mais fácil.

Outro, ainda, é a satisfação dos consumidores no que corresponde aos produtos e serviços que a sua loja virtual oferece. Entenda que não há nada mais eficaz que o feedback dos clientes para a percepção das reais necessidades do mercado.

Como realizar análises de dados eficientes para o seu e-commerce?

Para que a análise de dados seja realmente eficiente para o seu e-commerce, é preciso cruzar o máximo de informações possíveis, desde o ponto de vista do consumidor até o ponto de vista do marketing e do setor comercial.

O processo de análise nunca pode se pautar em apenas uma ou duas frentes, pois é necessário formar uma visão de 360º. Para facilitar o seu entendimento, imagine um e-commerce como se fosse um cubo mágico, no qual o movimento das peças de algum dos lados resulta na movimentação das peças dos outros lados.

Trazendo essa analogia para as operações do comércio eletrônico, as peças são as ações e as estratégias praticadas, enquanto os lados se referem aos departamentos do negócio.

É por essa razão que a análise de dados deve considerar todos os campos. Se você não analisar as informações de uma determinada área, decisões equivocadas em relação às suas operações certamente ocorrerão.

O fruto desse diagnóstico incompleto tende a prejudicar todas as áreas. Algumas mais, outras menos, porém, mesmo que bem analisadas, consequências negativas virão de alguma forma.

Por fim, cabe salientar que, nos dias de hoje, as informações são mais importantes do que nunca, pois funcionam exatamente como um mapa. São elas que tornam o consumidor “legível” para as estratégias de marketing, comunicação e vendas.

A utilidade da análise de dados é imensa. Ao articular os informes obtidos com as leituras sobre o cenário e o fluxo de vendas da sua loja virtual, aliando-os à segmentação dos clientes, você será capaz de abordá-los no canal certo, oferecendo os produtos corretos, com preços mais adequados a cada um dos diferentes perfis, por exemplo.

E para que você consiga ter triunfo nesse processo, é fundamental analisar outra questão: as integrações entre as ferramentas utilizadas pelo negócio. Essa atividade é crucial!

Por esse motivo, entre em contato com a Wevo agora mesmo. Somos especialistas em conexões. Conosco, sua empresa integra, vende a analisa!

Leave a comment