Blog Wevo

E-commerce lucrativo: confira 5 erros que impedem seu negócio de crescer

Como tornar o e-commerce lucrativo? Eis a questão. Se você é empreendedor ou gestor de uma loja virtual, provavelmente tem como objetivo gerar novas fontes de negócio e, consequentemente, aumentar as vendas.

No entanto, para que os resultados possam de fato aparecer, é de extrema importância que você tenha informações claras e precisas a respeito do mercado online.

Nesse sentido, lembre-se de sempre analisar as operações internas e, é claro, não se esqueça de respeitar as boas práticas do comércio eletrônico. E é exatamente sobre isso que o post de hoje fala! A seguir, vamos apresentar os 5 maiores erros que impedem seu negócio de crescer. Continue a leitura e confira!

1. Design displicente

Pense bem: você entraria em uma loja física em que a vitrine estivesse suja e desarrumada? Pode até ser que sim, mas se o interior dela estiver tão desorganizado quanto o exterior, as chances de você gostar de algum produto e efetuar uma compra são bem pequenas, concorda?

Pois então, esse tipo de descuido também ocorre nos e-commerces, resumindo-se, basicamente, ao design do site. Tenha em mente que, no meio virtual, a aparência é um aspecto fundamental para atrair consumidores, pois os visitantes não terão o mínimo interesse em navegar na sua loja se o design for displicente.

Assim sendo, capriche no design, tanto na parte estética quanto na funcional. Procure seguir os conceitos de mercado, o que certamente contribuirá para os números da empresa.

2. Imagens de má qualidade

Similar ao ponto anterior estão as imagens. Nesse caso, certifique-se de que as fotos dos produtos sejam de qualidade — isso envolve desde a resolução até os recursos de zoom.

Entenda que imagens de má qualidade não geram vendas, disso não há a menor dúvida. Por essa razão, é interessante contratar um profissional que se responsabilize exclusivamente pelas imagens, da criação ao tratamento, por exemplo.

3. Descrições incompletas

Outro erro que impede um e-commerce de ser lucrativo são as descrições incompletas dos produtos catalogados no site.

Diante disso, lembre-se de fornecer o máximo de informações possíveis. Afinal de contas, como os clientes entenderão o que está sendo oferecido sem os detalhes do produto, não é? Os detalhes contidos na descrição são o mais perto possível que seus clientes vão chegar da sensação de ver e tocar o item.

4. Poucas formas de pagamento

Por incrível que pareça, essa é uma falha bastante comum: disponibilizar poucas formas de pagamento. Portanto, a dica aqui é simples. Invista em um sistema que possibilite diversas opções, como:

  • Cartões de crédito;
  • Débito em conta;
  • Boleto bancário;
  • Paypal;
  • PagSeguro.

5. Entrega ineficiente

Um e-commerce lucrativo é aquele que faz com que os consumidores retornem ao site e realizem novas compras, simples assim. E para que isso seja possível, há uma questão que não pode ser negligenciada de forma alguma: a entrega.

Por esse motivo, encontre uma maneira de garantir que as encomendas não atrasem e as mercadorias cheguem corretamente e em bom estado. Lembre-se também de oferecer a possibilidade do rastreamento dos pedidos.

Para concluir, vale destacar que os detalhes podem fazer toda a diferença na hora de conquistar os clientes. Portanto, fique atento ao que seus clientes solicitam, assim é possível aprimorar continuamente seu negócio.

Gostou de entender como conquistar um e-commerce lucrativo? Tem outras dúvidas ou dicas sobre o assunto? Sinta-se à vontade e entre em contato conosco!

Outros posts que podem te interessar

E-commerce integrado com marketplaces: veja como funciona na prática

Pode parecer fácil montar uma loja virtual à primeira vista, mas realizar vendas no volume desejado é um trabalho árduo. Ter um e-commerce integrado com marketplaces pode ajudar a aumentar a visibilidade e ter mais lucros no fim do mês. O marketplace é um ambiente de varejo no qual há a venda de diversos produtos, como um grande […]

Leia mais…

Como aumentar as vendas por meio da integração de sistemas?

A integração de sistemas é indispensável para otimizar todos os processos de um e-commerce e aumentar as vendas! Quanto mais o seu negócio escalar, maior será a sua necessidade de trabalhar com softwares diferentes que cubram diversas funções da empresa. Você está preparado para aproveitar cada um ao máximo? Descubra neste artigo como integrar os […]

Leia mais…

Entenda o que é marketplace e como funciona!

Se você trabalha em um e-commerce ou com vendas online, com certeza já ouviu falar dos marketplaces! A idéia, que se popularizou com a Amazon dos EUA, chegou ao Brasil em 2012 e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado do país. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é marketplace e como […]

Leia mais…