Blog Wevo

CRM para e-commerce: entenda a importância dessa estratégia!

Para um empreendimento obter sucesso, é fundamental conhecer muito bem o cliente, pois, somente é possível conquistar um consumidor sabendo o que ele deseja e mostrando como ele é importante para a empresa. Para isso, nada melhor do que um bom CRM para e-commerce.

De acordo com uma pesquisa da Bain & Co., o aumento da taxa de retenção de clientes em 5% gera uma lucratividade de 25% a 95% maior. A pesquisa diz ainda que as empresas que têm um sistema de CRM alcançam taxas de renovação superiores a 19% sobre as que não utilizam tal ferramenta.

Agora você começou a perceber a importância do CRM para o e-commerce. Confira o post de hoje e descubra como funciona!

O que é CRM para e-commerce?

CRM significa Customer Relationship Management — traduzindo para o português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. É uma ferramenta com foco em facilitar a existência de um melhor relacionamento entre empresa e cliente.

Este software coleta, organiza e administra informações dos usuários para serem utilizados em contatos futuros. Portanto, se trata de melhorar a maneira de conhecer o seu cliente e ofertar melhores produtos, com mais propensão de compra.

Qual a importância do CRM para um e-commerce?

O CRM é indispensável para gestores que desejam fazer o seu empreendimento crescer. Essa solução torna viável produzir ações de marketing eficazes, recuperar vendas perdidas e investir nos canais mais relevantes para a empresa por meio de um atendimento ágil e satisfatório.

Quais os benefícios do CRM para e-commerce?

Ainda não percebeu como o CRM é importante para um e-commerce? Para você entender melhor, veja agora 4 benefícios que essa ferramenta proporciona:

Acompanhamento do histórico dos seus clientes

Ao integrar a solução CRM em um e-commerce, ficará mais fácil conhecer os seus clientes com o registro de todos os atendimentos e todo o histórico de compras, independente do canal (telefone, chat, loja online, loja física). Assim, é possível identificar o comportamento dos consumidores e segmentá-los para desenvolver ações de marketing certeiras.

Atendimento ágil e preciso

Tendo em mãos os históricos de todos os contatos que o cliente faz com a sua empresa, fica fácil emitir relatórios dos canais mais utilizados e identificar maior recorrência de falhas e reclamações. Com essas informações, corrija as falhas e melhore o atendimento ao seu cliente.

Além disso, após o cliente se identificar, não precisará posicionar o atendente sobre a sua situação com a empresa. Basta uma leitura rápida no histórico para saber quem é a pessoa e o que precisa.

Automatização da comunicação com os clientes

A integração de uma solução CRM com o seu e-commerce contribuirá para automatizar a comunicação com seus clientes. Conhecendo o perfil do cliente, ferramentas como SMS ou e-mail marketing serão melhor recebidas pelos usuários, aumentando as chances de compra.

Identificação das compras não concluídas

Acompanhando o abandono dos carrinhos de compras, o gestor de um sistema CRM para e-commerce identificará as possíveis falhas que levaram o cliente a desistir da compra. Encontrando as causas da desistência, o administrador terá a chance de solucioná-las e contatar o cliente para reverter a situação em uma compra efetiva.

Após ler esses benefícios, fica claro como é importante adotar uma solução de CRM para e-commerce, concorda?

Para continuar acessando informações preciosas que ajudarão na gestão do seu negócio virtual, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Outros posts que podem te interessar

Como criar e desenvolver uma estratégia omnichannel em sua empresa?

Atender bem independentemente do canal de vendas — essa é a premissa para criar uma estratégia omnichannel, que deve ser pautada no alinhamento das informações e na visão do cliente como um todo. Conhecendo-o é possível atendê-lo bem e aplicar de forma mais precisa as ferramentas de business intelligence. Em geral, focar nesse tipo de […]

Leia mais…

Como integrar “objetos” à internet? Entenda mais

O conceito de conectar objetos à internet se mostrou algo eficiente e desde a popularização da web é possível identificar avanços nesse campo, sobretudo com a expansão da conectividade, o barateamento das tecnologias de microeletrônica e de sensoriamento. De acordo com dados da Gartner Consultoria, o mundo conta com mais de 8,4 bilhões de objetos […]

Leia mais…

Como automatizar processos de relacionamento com o cliente?

Há dois grandes desafios que acompanham permanentemente empreendedores e administradores: aumentar as vendas e reduzir custos. Poucas ações conseguem unir esses dois objetivos de maneira tão orgânica quanto uma boa gestão de relacionamento com o cliente. O trabalho de registrar o histórico de contato, identificar o perfil, avaliar a experiência de compra e acompanhar a […]

Leia mais…