Conheça como a integração de sistemas pode melhorar a gestão do seu e-commerce

Por: Nandré de Andrade Santos Aranha
International Business Manager at Wevo

O ecossistema de soluções disponíveis para atender o segmento de e-commerce cresce rápido e constantemente, e isso acontece principalmente porque os provedores de soluções tecnológicas têm optado cada vez mais por disponibilizar para o mercado aplicações especializadas (ou de nicho) e não mais aplicações generalistas (que se propõe a atender “todos” os diferentes problemas em uma única solução), como ocorria especialmente na primeira década dos anos 2000.

No mercado atual vemos empresas fornecendo soluções maiores e tradicionais como ERP, WMS, CRM, e BI, e também vemos empresas fornecendo aplicações bastante particulares como sistemas anti-fraude, pagamento via QR-Code, programas de pontos e milhagens, e-mail marketing, marketplaces, chat, portal de serviços, entre muitas outras. E todas estas soluções, mesmo sendo tão diferentes, apoiam o mesmo segmento, o e-commerce, trazendo muitas vantagens competitivas. 

Vemos as empresas de todos os tamanhos adotando soluções de diferentes fabricantes com o objetivo de oferecer para os seus times e departamentos a melhor solução para um determinado problema. Foi-se o tempo em que as empresas precisavam submeter-se a contratar de um mesmo fabricante todas as soluções que necessitavam. 

O número de softwares (aplicativos) implantados por grandes empresas em todos os setores em todo o mundo aumentou 68% nos últimos quatro anos, atingindo uma média de 129 aplicativos por empresa até o final de 2018, de acordo com uma análise da Okta Inc. 

Atualmente aproximadamente 10% destas empresas têm mais de 200 aplicativos sendo utilizados em seus sistemas corporativos, informou a empresa de gerenciamento de identidades, com sede em São Francisco, em um relatório divulgado. O relatório define grandes empresas como tendo mais de 2.000 funcionários e pequenas empresas como tendo menos de 2.000. As empresas menores tendem a ter menos aplicativos, embora o número médio também esteja subindo – saltando de 53 em 2015 para 73 no ano passado.

Com todo este crescimento no ecossistema de soluções utilizadas nas empresas, se faz necessário começar a pensar em uma estratégia para integração destas aplicações. Desta forma, serão resolvidos atritos de comunicação e processos entre departamentos interdependentes, serão eliminadas ineficiências, e uma melhor gestão dos sistemas será promovida.

Algumas vantagens de ter os seus sistemas integrados através de uma plataforma de integração:

  • Velocidade na atualização de dados, com possibilidade de configuração da frequência que o dado é integrado e em tempo real. 
  • Redução de headcount devido a automação.
  • Garantia de que os dados estão sendo integrados através de um canal seguro e com disponibilização de logs em todo o processo.
  • Redução do tempo de implementação do projeto.
  • Redução de custo.
  • Possibilidade de integrar sistemas com diferentes protocolos.
  • Possibilidade de transformar dados e criar regras de negócios.

Com tudo isso, com certeza seu e-commerce será altamente eficiente, gerando mais vendas, com clientes satisfeitos e uma loja crescendo exponencialmente.

Leave a comment