Blog Wevo

Confira 5 dicas de gestão de estoque para e-commerce

Investimentos, logística e principalmente, a credibilidade do negócio: esses são alguns dos fatores que fazem com que a gestão de estoque para e-commerce seja uma das atividades de maior importância para uma loja virtual.

No fundo, é exatamente nesse setor onde tudo acontece. Ali, o produto adquirido é separado, embalado e enviado para o cliente, processo considerado por muitos como a principal operação do comércio eletrônico.

Em vista disso, preparamos este artigo para apresentar 5 dicas que certamente otimizarão o gerenciamento do seu estoque. Continue a leitura e fique de olho!

1. Faça uma boa análise de mercado

Para começar, é fundamental que você faça uma boa análise de mercado. E o que isso quer dizer quando falamos de e-commerce? São os conhecimentos que envolvem:

  • a própria empresa;
  • os produtos;
  • os fornecedores;
  • o público consumidor;
  • as características do nicho de atuação.

O ponto a destacar é que esses aspectos podem ter grande influência no modo como você terá que gerenciar o estoque, especialmente no que diz respeito aos prazos para o fornecimento das mercadorias.

Não podemos deixar de lado a importância dos produtos. Nesse sentido, procure saber quais são os itens mais procurados ou vendidos, pois isso lhe ajudará a direcionar melhor os investimentos para a montagem do inventário.

2. Certifique-se de que o espaço físico seja adequado

Outra questão que merece destaque se refere ao espaço físico. Certifique-se de que ele seja adequado para as necessidades do negócio, já que isso pode ter um papel significativo em relação à performance.

De forma clara e objetiva, é preciso analisar os seguintes parâmetros:

  • tamanho: os produtos precisam estar organizados e bem acomodados;
  • localização: priorize pontos estratégicos;
  • segurança: crie um plano para evitar perdas decorrentes de possíveis situações problemáticas, como roubo, incêndios, enchentes etc.

3. Acompanhe o fluxo de mercadorias

Devido às constantes entradas e saídas de mercadorias, o acompanhamento do fluxo de mercadorias se torna indispensável para garantir o controle da situação.

É fundamental entender que o desencontro de informações nessa área pode fazer com que você tome decisões equivocadas. Isso, por sua vez, tende a trazer prejuízos para o caixa da empresa.

Nesse sentido, adquirir itens que na realidade não eram necessários é apenas um dos problemas que podem vir a ocorrer. Além disso, essa falha de informação também pode ocasionar transtornos com os clientes, algo que deve ser sempre evitado.

Imagine a seguinte situação: o cliente compra um produto que, segundo seu site, está disponível no estoque. Entretanto, mais tarde, a entrega acaba não acontecendo porque o item em questão não estava mais à disposição. Trata-se de um cenário bastante incômodo para o cliente e que pode ter um forte impacto na reputação da empresa.

4. Pense de forma estratégica

Quando falamos de processos gerenciais, os responsáveis por tais tarefas precisam pensar de forma estratégica, não importa quais sejam.

Tratando-se do estoque, é preciso encontrar maneiras de reduzir os custos e dar saída aos produtos que estão parados. Nesse caso, as promoções podem ser de grande ajuda, mesmo que você não obtenha lucro nas operações de venda! Às vezes, somente a recuperação do valor investido já é algo positivo.

5. Invista em um software de gestão de estoque para e-commerce

Por último, não poderíamos deixar de falar na importância de investir em um software de gestão de estoque.

Tenha em mente que, atualmente, não há nada melhor do que a tecnologia para alcançar a eficiência! E claro, o ideal é integrar este software de gestão de estoque à sua plataforma de e-commerce. Dessa maneira, os erros e desencontros serão minimizados.

E então, pronto para otimizar a gestão de estoque para e-commerce?

Fique por dentro de outros assuntos sobre o ambiente do comércio eletrônico, assinando a nossa newsletter agora mesmo!

Outros posts que podem te interessar

5 dicas de segurança para e-commerce que você não pode ignorar

Para que uma loja virtual seja um sucesso, é necessário ter muito mais que um design atraente e bons produtos. Com o frequente crescimento do e-commerce no Brasil, os clientes estão cada vez mais exigentes e prezam pela proteção de seus dados. Investir na proteção da sua loja virtual é um dos requisitos que aumentará […]

Leia mais…

Confira os 6 melhores sistemas para gerenciamento de e-commerce

O gerenciamento de e-commerce é uma tarefa que exige mais ferramentas à medida que sua empresa se desenvolve. Com tantas tecnologias disponíveis, pode parecer difícil entender quais realmente são vitais para o seu negócio, não é? Para solucionar essa dúvida, listamos os 6 melhores sistemas para você gerenciar sua empresa e apontamos as marcas mais […]

Leia mais…

Como promover meu e-commerce? Confira 4 dicas e comece agora mesmo

Como promover meu e-commerce? Este questionamento está presente na mente de muitos empreendedores e gerentes. Depois de criar uma loja virtual, é muito comum esperar a chegada dos clientes e o início das vendas. O problema está no espaço entre essas duas etapas! Para que a sua loja online obtenha sucesso, não basta oferecer ao […]

Leia mais…