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Como identificar uma boa plataforma de e-commerce?

Criar um e-commerce não é uma tarefa fácil, são várias decisões importantes para tomar, e escolher uma boa plataforma de e-commerce é uma delas! Afinal, com tantas opções disponíveis no mercado, acabam surgindo muitas dúvidas. Mas fique calmo — essa dúvida é mais comum do que você imagina!

Pensando nisso, no post de hoje, listamos 5 dicas que mostrarão como identificar uma boa plataforma para o seu e-commerce. Continue a leitura e mãos à obra!

Layout customizável

Esse é um ponto primordial que deve ser levado em consideração quando for escolher uma plataformapara o seu e-commerce.

O visual que sua loja apresenta é um dos primeiros aspectos que os usuários observam. Sendo assim, optar por plataformas que permitem que o layout seja totalmente customizável é fundamental para deixar a loja virtual de acordo com o perfil da empresa.

Além de atraente, o design deve ser funcional para os usuários. De nada adianta desenvolver um site visualmente belo, mas no qual o usuário não consiga ter uma boa experiência!

Integração com outros sistemas

Integrar a plataforma a outros sistemas é essencial para ter uma loja virtual de sucesso. Sistemas como gateways de pagamento, recuperadores de carrinhos abandonados e integradores dos fretes das transportadoras e dos correios são alguns serviços básicos que todos os melhores e-commerces possuem.

Portanto, opte por plataformas com o maior número possível de integrações, já que esses sistemas são primordiais para o gerenciamento da sua loja virtual. Verifique quais são as necessidades dos clientes e trabalhe com os sistemas que sanarão essas necessidades.

Suporte de qualidade

A plataforma que você está considerando possui bom suporte? Esse é um fator muito importante!

O suporte deve ser oferecido pelos mais variados canais disponíveis. Isso deixa o atendimento mais acessível e rápido, já que permite uma interação maior entre a plataforma e o lojista. Lembre-se, sua loja online estará aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você bem sabe, problema não marca horário para acontecer, portanto, ter um suporte disponível o tempo todo para lhe atender quando um problema acontecer, é essencial.

Segurança e privacidade

Junto com a integração de outros sistemas, a plataforma deve oferecer um nível de segurança e privacidade aceitáveis. Atualmente, garantir que todos os dados gerados na loja virtual sejam enviados e recebidos de maneira segura é mais que uma obrigação.

A utilização de certificados Secure Sockets Layer (SSL), uma tecnologia que criptografa os dados enviados do navegador ao servidor, garante ainda mais segurança para as informações que circulam pelo seu site.

Além disso, a plataforma precisa ter um servidor estável pelo máximo de tempo possível! Erros constantes ou instabilidades geram desconfiança por parte dos usuários, que podem achar que seu e-commerce não é seguro.

Otimização para os buscadores (SEO)

Um fator básico para sua loja ser encontrada com facilidade é ter um bom posicionamento nos buscadores. Escolha a plataforma que tem esse ponto otimizável, ou seja, que permita que você coloque palavras-chave. Elas vão melhorar suas chances de ser encontrado pelo consumidor no Google e em outros buscadores da internet.

É claro que o SEO (Search Engine Optimization, literalmente, “otimização dos buscadores”) é um conceito muito mais amplo, exigindo um bom planejamento de marketing digital. Entretanto, se a plataforma estiver bem configurada, sua loja já ganha alguns pontos junto aos buscadores.

Outro ponto altamente considerado pelo Google é a otimização para dispositivos móveis. Sua plataforma possui essa característica? Ela é imprescindível para qualquer loja virtual, já que o acesso a smartphones cresce a cada ano e, consequentemente, o consumo de internet nesses dispositivos está cada vez mais fácil.

Nesse contexto, um sistema bem configurado para mobile é essencial. Afinal, o carregamento nesses dispositivos precisa ser mais rápido. O conteúdo, por sua vez, deve se adequar automaticamente ao tamanho da tela, permitindo melhor usabilidade por parte dos usuários.

Tente identificar quais recursos são mais importantes para o nicho de mercado em que você atua, e sempre analise de forma cuidadosa o que cada plataforma oferece.

Gostou de ver como identificar uma boa plataforma para o seu e-commerce? Então, aproveite e confira também nossas dicas sobre as principais métricas que sua loja virtual precisa usar!

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