Blog Wevo

Como aumentar as vendas da loja virtual pelo celular? Veja mais!

De acordo com o e-bit, no primeiro semestre de 2017 as vendas via dispositivos móveis cresceram expressivos 35,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O share já é de 24,6% do total de vendas do e-commerce. São milhões de motivos para potencializar sua loja virtual pelo celular, facilitando a navegação, mensurando dados e aperfeiçoando a estratégia para o público mobile.

Neste post vamos enfatizar o tema, com sugestões de como trabalhar para aumentar os resultados do negócio. Acompanhe!

1. Seja responsivo

O tamanho da tela precisa se adequar às diferentes resoluções dos aparelhos dos usuários. Tablets, smartphones e quaisquer outros dispositivos móveis precisam ser compatíveis ao seu site. Para isso é preciso ter uma fundação flexível, imagens adaptáveis, consulta de mídia, entre outras. A boa notícia é que as principais plataformas (pagas e de código aberto) estão preparadas para atender essas demandas do mercado.

2. Facilite a navegação e a experiência de compra

A experiência do consumidor em dispositivos móveis é diferente dos PCs. Vamos aos pontos que precisam de mais atenção:

  • O layout deve favorecer ações como zoom in e zoom out para que ele possa ver informações e encontrar um botão, por exemplo.
  • As descrições de produtos, imagens, vídeos e demais informações devem ser claras também para quem acessa por dispositivos móveis.
  • Evite scripts e funções que possam comprometer o carregamento das páginas, uma vez que a demora pode afastar os clientes.
  • Permita que a compra possa ser iniciada em um dispositivo e finalizada em outro, ou seja, o consumidor pode iniciar o processo pelo celular e terminar no desktop, por exemplo.
  • Crie menus curtos, separados conforme as categorias. O ideal é disponibilizar “categorias chave” e dentro delas subcategorias.
  • Permita que eles possam voltar à página principal de qualquer outra página com um só clique.
  • Destaque a ferramenta de busca na versão mobile para facilitar que o usuário encontre o que procura rapidamente.
  • Facilite o cadastro de clientes com login social e ofereça diferentes formas de pagamento, inclusive utilizando informações cadastradas no celular do usuário. Os meios de pagamento mobile são comuns e muitos deles já possuem cartões de crédito e suas informações cadastradas no celular.

3. Faça testes

Para avaliar se todas as recomendações estão funcionando de forma adequada será necessário fazer testes A/B. Com eles é possível verificar se a navegação está rápida e consistente, se os botões estão abrindo e as informações podem ser visualizadas nitidamente.

O teste pode ser feito de um smartphone ou com uma ferramenta disponibilizada pelo Google.

4. Faça promoções para mobile

O e-commerce pode criar promoções para o público que acessa o website da sua loja virtual pelo celular. Pode ser por meio de e-mail marketing, adwords, SEO, entre outras abordagens destinadas a esse público. Se for utilizar banners e anúncios no próprio site, evite a poluição visual com muitas ofertas. Uma ou duas já basta para que os consumidores não fiquem distraídos pelo excesso de informações.

5. Mensure os resultados

Potencializar as vendas vai exigir o acompanhamento de métricas que poderão ajudá-lo no planejamento. Com o Google Adsense e outras ferramentas de mensuração é possível medir, por exemplo, o número de visitantes, por onde chegaram (anúncios, redes sociais etc), o que visualizaram, custo por usuário, entre outras métricas que auxiliam na tomada de decisões.

A partir dessas dicas, ficará muito mais fácil aumentar as vendas de sua loja virtual pelo celular. Avalie o que é melhor para o seu negócio e aplique nossas sugestões para garantir ainda mais sucesso ao ambiente mobile!

Gostou do que leu? Aproveite e veja também nosso post que trata de dicas importantes para quem utiliza SEO na estratégia de conteúdo.

Outros posts que podem te interessar

Como aumentar as vendas por meio da integração de sistemas?

A integração de sistemas é indispensável para otimizar todos os processos de um e-commerce e aumentar as vendas! Quanto mais o seu negócio escalar, maior será a sua necessidade de trabalhar com softwares diferentes que cubram diversas funções da empresa. Você está preparado para aproveitar cada um ao máximo? Descubra neste artigo como integrar os […]

Leia mais…

Tendências de e-commerce para 2018: veja e saiba como se destacar

Você, por acaso saberia dizer quais são as tendências de e-commerce para 2018? Sabe o que fazer para aumentar as vendas e consequentemente obter melhores resultados? Não?! Então de que forma pretende se destacar em relação à concorrência? Pois é, queira você ou não, essa é uma verdade que precisa ser dita: quem larga na […]

Leia mais…

Como a integração de sistemas beneficia todos os setores da empresa?

Cuidar de vários sistemas e setores de um e-commerce é desafiador, não é? São tantos processos e softwares que controlar tudo manualmente pode ser uma dor de cabeça! Sabe como evitar isso? É simples: avalie integrar seus sistemas! Neste artigo, você vai entender como os setores do seu negócio tornam-se muito mais eficazes quando os sistemas […]

Leia mais…