Blog Wevo

Como a Internet das Coisas vai impactar o e-commerce?

Desde o surgimento do e-commerce, por volta dos anos 1990, esse segmento evoluiu juntamente à tecnologia. A presença das lojas virtuais na vida do consumidor só cresce, tornando a experiência de compra mais prática e completa.

A Internet das Coisas (Iot) está entre os avanços tecnológicos que prometem revolucionar o consumo. Ela pode impactar na relação das pessoas com o e-commerce, e os lojistas precisam estar informados para acompanhar essa evolução. Neste artigo, vamos explicar o conceito de Internet das Coisas e quais serão seus possíveis impactos nas lojas virtuais.

O que é a Internet das Coisas (IoT)?

A Internet of Thinks (IoT) é um conceito muito amplo, mas trata basicamente de um avanço tecnológico que tem como objetivo conectar objetos à internet. A ideia é que cada vez mais o mundo físico e o digital se tornem um só, facilitando atividades do dia a dia.

Grandes empresas já investem nesse tipo de desenvolvimento. A Nike, por exemplo, desenvolveu a pulseira Nike+ FuelBand SE, que registra os movimentos do usuário em um aplicativo conectado ao objeto via Bluetooth. A pulseira consegue gerar informações importantes para a pessoa, como a quantidade de calorias gastas, quilômetros percorridos, sugestões de novos exercícios, lembretes, entre outros dados.

Esse é só um exemplo simples de como os objetos poderão oferecer cada vez mais experiências únicas aos consumidores. Essa realidade também é conhecida como “servicificação de produtos”, ou seja, a transformação dos objetos que utilizamos no dia a dia em canais de serviços.

Qual é o impacto da Internet das Coisas no e-commerce?

Se observarmos a evolução do e-commerce, é possível perceber os esforços para tornar a compra online mais presente na vida do consumidor. Se antes só era possível comprar objetos pela internet, com o tempo, a opção de serviços também foi criada. Hoje, até mesmo os supermercados já vendem online.

A Internet das Coisas surge como uma oportunidade para as lojas virtuais se aproximarem ainda mais da realidade do consumidor. Confira quais serão os possíveis impactos dessa tecnologia no e-commerce.

Aumento do volume de informações sobre consumo

A interação do consumidor por meio de objetos conectados a aplicativos vai trazer para as empresas novos dados de comportamento. Essas informações poderão ser usadas em estratégias de marketing, que vão ficar cada vez mais segmentadas e personalizadas.

Os serviços serão mais valorizados do que os produtos

Se voltarmos um pouco no tempo, é possível lembrar como os primeiros smartphones eram caros. Hoje, muitas operadoras oferecem o aparelho de graça, já que o objetivo principal é oferecer diferenciais no serviço. Os lojistas precisam começar a pensar em como agregar valor não somente ao produto em si, mas na experiência que a empresa pode oferecer.

Popularização do uso do QR Code

Muitas empresas já utilizam essa tecnologia em seus produtos, mas grande parte das lojas virtuais ainda não enxergam as vantagens do QR Code. Imagine a seguinte situação: o consumidor recebeu um produto com avaria e precisa trocá-lo. Se a embalagem tiver um QR Code de atendimento, ele pode somente escanear a imagem e ser conectado diretamente ao chat do e-commerce, por exemplo.

A Internet das Coisas está cada vez mais revolucionando o consumo e desafiando as empresas a criar produtos conectados e inteligentes. Neste artigo, trouxemos um resumo sobre esse conceito e quais serão os possíveis impactos dele sobre o e-commerce.

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também 6 dicas para turbinar sua plataforma de e-commerce.

Outros posts que podem te interessar

Gerenciamento de APIs: como fazer e melhores práticas

De extrema importância para a melhoria de conversões em e-commerces, o gerenciamento de APIs tem sido cada vez mais empregado por gestores que buscam propiciar uma melhor experiência ao usuário e aumentar o sucesso de seus negócios. Devido a isso, neste artigo, apresentaremos como fazer um gerenciamento de APIs efetivo e suas melhores práticas. Confira! […]

Leia mais…

Como aumentar as vendas por meio da integração de sistemas?

A integração de sistemas é indispensável para otimizar todos os processos de um e-commerce e aumentar as vendas! Quanto mais o seu negócio escalar, maior será a sua necessidade de trabalhar com softwares diferentes que cubram diversas funções da empresa. Você está preparado para aproveitar cada um ao máximo? Descubra neste artigo como integrar os […]

Leia mais…

Como promover meu e-commerce? Confira 4 dicas e comece agora mesmo

Como promover meu e-commerce? Este questionamento está presente na mente de muitos empreendedores e gerentes. Depois de criar uma loja virtual, é muito comum esperar a chegada dos clientes e o início das vendas. O problema está no espaço entre essas duas etapas! Para que a sua loja online obtenha sucesso, não basta oferecer ao […]

Leia mais…