Blog Wevo

Sem categoria

BI e a análise preditiva no e-commerce: entenda a importância

Uma loja online tem muitos elementos que precisam ser considerados no planejamento estratégico. Alguns são bastante evidentes, enquanto outros parecem incomuns. É o caso da barra de pesquisa, um dos fortes indicadores de compra. Por isso, falaremos neste artigo sobre a análise preditiva no e-commerce.

Esse termo, que parece complexo, é muito comum em empresas altamente especializadas em análise de dados. Com a popularização das ferramentas de tecnologia da informação, os negócios de qualquer porte conseguem desvendar o perfil dos clientes para planejar ações de comunicação e estratégias de vendas.

Continue a leitura e entenda a importância do BI e da análise preditiva no e-commerce.

Afinal, o que é análise preditiva?

A análise preditiva examina, de antemão, algo que está por vir. No e-commerce, ela avalia previamente anseios, comportamentos, desejos, necessidades e preferências dos clientes. Em uma escala maior, esse tipo de análise pode determinar até quais são as tendências do seu segmento. Para isso, é necessário coletar e analisar dados.

Volumes, históricos e estatísticas são usados para identificar a probabilidade da ocorrência de algum resultado no futuro. É aí que entra o Business Intelligence (BI), que, por meio da inteligência dos softwares, faz o trabalho de coleta, combinação, cruzamento, comparação, depuração, análise e apresentação de resultados.

O grande objetivo da análise preditiva é servir como base para as decisões estratégicas das empresas. Você pode usar as informações obtidas dessa análise para diversos fins, como a melhora da experiência de compra do consumidor, criação de ações de marketing, revisão de processos de gestão, entre outros.

Como a barra de pesquisa pode contribuir com a análise preditiva no e-commerce?  

A barra de pesquisa de uma loja online é uma das ferramentas com as quais os clientes mais interagem, afinal, eles querem encontrar os produtos que desejam. Sendo assim, é muito fácil que alguém desista de uma compra simplesmente por não encontrar o item que procura — independentemente do motivo.

Essa ferramenta indica, por exemplo, quais são os produtos mais pesquisados e a porcentagem de visitantes que usam esse recurso. Dá para cruzar essa informação com a taxa de conversão dos itens buscados. Os resultados podem indicar melhorias necessárias para a sua loja virtual, aumentando as vendas.

Você pode investir em sugestões de pesquisa e extensões, pois existem várias expressões para o mesmo produto, como geladeira e refrigerador. A análise preditiva também pode indicar erros de digitação que são comuns, porém, que não devem atrapalhar a entrega do produto pesquisado.

Da mesma maneira, o cliente que começa a digitar o termo de busca no campo de pesquisa pode receber uma sugestão previamente cadastrada no sistema. Logo, se ele busca pelo termo “refri”, o sistema do seu e-commerce pode completar com o restante da palavra: refrigerador.

Quais são os benefícios possíveis da análise preditiva no e-commerce?

Tudo depende do que você planeja para a sua loja online. Para isso, é necessário levantar uma boa base de informações do passado. Verifique todos os sistemas que alimentarão essa base de dados e identifique o que se pretende entender para que a análise preditiva seja feita com precisão.

Entre os benefícios, destacamos:

  • identificação de tendências;

  • informações precisas para o planejamento de ações;

  • previsão do fluxo de vendas;

  • otimização das estratégias de marketing;

  • insights para alavancar o desempenho das vendas;

  • geração de relatórios para as tomadas de decisão;

  • identificação de oportunidades de melhoria;

  • aumento do faturamento e lucro a partir das ações propostas com base em resultados previstos pela análise preditiva.

A análise preditiva no e-commerce é uma excelente oportunidade para que você centralize a gestão do negócio em uma única área. Desse modo, o seu negócio será mais forte e eficaz nas ações que planeja.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter e receba outras dicas e conteúdo por e-mail.

Postado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts que podem te interessar

Entenda por que investir em estratégias omnichannel para seu e-commerce

Alguns autores já consideram o omnichannel uma evolução do varejo. Pode-se dizer que realmente é, pois o conceito se aplica a negócios maduros o suficiente para utilizar estratégias inovadoras. Trata-se de um mercado cada vez mais exigente, com consumidores que se acostumaram a processos ágeis e que pesquisam muito antes de concluir a compra. Esse cenário exige uma […]

Leia mais…

Além da taxa de conversão: 6 métricas essenciais de e-commerce

O sucesso, muitas vezes, está relacionado com o que podemos fazer hoje. Ou seja, se você tem a chance de avaliar as suas ações, confrontando-as com outros dados, consegue abrir caminhos para novas possibilidades. Com as métricas de e-commerce funciona exatamente assim, pois elas são essenciais para apontar direções, adequar estratégias e revelar oportunidades. Todas […]

Leia mais…

Implementação de sistemas: qual a importância do onboarding?

Você sabe o que é onboarding e qual a sua importância para a implementação de sistemas? E mais: que esse processo pode ser de fundamental contribuição para a integração das suas soluções de negócio? Você é um gestor de e-commerce e quer saber como implementar diferentes sistemas em sua operação sem ter de depender de procedimentos manuais para […]

Leia mais…