BI e a análise preditiva no e-commerce: entenda a importância

Uma loja online tem muitos elementos que precisam ser considerados no planejamento estratégico. Alguns são bastante evidentes, enquanto outros parecem incomuns. É o caso da barra de pesquisa, um dos fortes indicadores de compra. Por isso, falaremos neste artigo sobre a análise preditiva no e-commerce.

Esse termo, que parece complexo, é muito comum em empresas altamente especializadas em análise de dados. Com a popularização das ferramentas de tecnologia da informação, os negócios de qualquer porte conseguem desvendar o perfil dos clientes para planejar ações de comunicação e estratégias de vendas.

Continue a leitura e entenda a importância do BI e da análise preditiva no e-commerce.

Afinal, o que é análise preditiva?

A análise preditiva examina, de antemão, algo que está por vir. No e-commerce, ela avalia previamente anseios, comportamentos, desejos, necessidades e preferências dos clientes. Em uma escala maior, esse tipo de análise pode determinar até quais são as tendências do seu segmento. Para isso, é necessário coletar e analisar dados.

Volumes, históricos e estatísticas são usados para identificar a probabilidade da ocorrência de algum resultado no futuro. É aí que entra o Business Intelligence (BI), que, por meio da inteligência dos softwares, faz o trabalho de coleta, combinação, cruzamento, comparação, depuração, análise e apresentação de resultados.

O grande objetivo da análise preditiva é servir como base para as decisões estratégicas das empresas. Você pode usar as informações obtidas dessa análise para diversos fins, como a melhora da experiência de compra do consumidor, criação de ações de marketing, revisão de processos de gestão, entre outros.

Como a barra de pesquisa pode contribuir com a análise preditiva no e-commerce?  

A barra de pesquisa de uma loja online é uma das ferramentas com as quais os clientes mais interagem, afinal, eles querem encontrar os produtos que desejam. Sendo assim, é muito fácil que alguém desista de uma compra simplesmente por não encontrar o item que procura — independentemente do motivo.

Essa ferramenta indica, por exemplo, quais são os produtos mais pesquisados e a porcentagem de visitantes que usam esse recurso. Dá para cruzar essa informação com a taxa de conversão dos itens buscados. Os resultados podem indicar melhorias necessárias para a sua loja virtual, aumentando as vendas.

Você pode investir em sugestões de pesquisa e extensões, pois existem várias expressões para o mesmo produto, como geladeira e refrigerador. A análise preditiva também pode indicar erros de digitação que são comuns, porém, que não devem atrapalhar a entrega do produto pesquisado.

Da mesma maneira, o cliente que começa a digitar o termo de busca no campo de pesquisa pode receber uma sugestão previamente cadastrada no sistema. Logo, se ele busca pelo termo “refri”, o sistema do seu e-commerce pode completar com o restante da palavra: refrigerador.

Quais são os benefícios possíveis da análise preditiva no e-commerce?

Tudo depende do que você planeja para a sua loja online. Para isso, é necessário levantar uma boa base de informações do passado. Verifique todos os sistemas que alimentarão essa base de dados e identifique o que se pretende entender para que a análise preditiva seja feita com precisão.

Entre os benefícios, destacamos:

  • identificação de tendências;

  • informações precisas para o planejamento de ações;

  • previsão do fluxo de vendas;

  • otimização das estratégias de marketing;

  • insights para alavancar o desempenho das vendas;

  • geração de relatórios para as tomadas de decisão;

  • identificação de oportunidades de melhoria;

  • aumento do faturamento e lucro a partir das ações propostas com base em resultados previstos pela análise preditiva.

A análise preditiva no e-commerce é uma excelente oportunidade para que você centralize a gestão do negócio em uma única área. Desse modo, o seu negócio será mais forte e eficaz nas ações que planeja.

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