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Afinal, como aplicar a técnica da análise SWOT no e-commerce?

Apesar de ser bastante conhecida no mundo do marketing, raramente tem sido aplicada a análise SWOT no e-commerce. Essa metodologia permite esquadrinhar as características internas de um negócio, seus pontos fracos e fortes, bem como sua situação externa, abrangidas pelos conceitos de ameaças e oportunidades.

Apresentamos, ao longo deste artigo, em que consiste esse tipo de análise, seu funcionamento, utilidade e vantagens que pode proporcionar ao negócio. Abordamos, também, as melhores formas de aplicá-la ao seu e-commerce. Boa leitura!

O que é a análise SWOT?

O nome SWOT é a sigla, em inglês, dos termos forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, combinando os resultados obtidos a partir de uma série de estudos realizados.

Sua enorme popularidade reside em seu potencial de sintetizar a natureza de uma empresa e de seu ambiente competitivo para contribuir com a otimização do processo de tomada de decisões, definir metas específicas e aplicáveis e oferecer uma visão melhor e mais aprofundada do negócio.

Como funciona a análise SWOT?

O mais interessante desse tipo de análise é que ela permite mensurar o desempenho interno da empresa, melhorando a compreensão do mercado e da concorrência. Para isso, esse processo é, geralmente, dividido em quatro etapas:

  1. análise externa: no caso do e-commerce, não devemos apenas analisar os concorrentes online, mas também aqueles que têm apenas pontos de venda físicos;
  2. análise interna: pontos fortes e fracos em relação à disponibilidade de recursos;
  3. preparação da matriz SWOT;
  4. definição da estratégia empresarial.

Quais as vantagens de utilizar essa técnica no e-commerce?

Para um e-commerce, existem vários fatores que podem se tornar obstáculos a um desenvolvimento ideal: a natureza perecível de alguns produtos, prazos de entrega, fraude, problemas com cartões de crédito ou localizações geográficas, entre outros.

Identificar os fatores que impedem o êxito do negócio

As percepções dos clientes sobre a confiabilidade, as garantias ou a impossibilidade de ver ou tocar o produto também podem representar dificuldades para a consolidação de um e-commerce.

Nem todas as empresas têm as mesmas debilidades, nem todos os pontos fracos estão presentes no mesmo nível. No entanto, a análise SWOT pode descobrir fatores que devem ser trabalhados para que negócio alcance o sucesso.

Obter vantagens competitivas

Se você já criou ou está planejando montar um novo negócio online, é imprescindível identificar uma ideia de negócio, por exemplo, colocando em prática o que você sabe fazer melhor do que outros. Dessa forma, ocupa nichos em que os concorrentes ainda não estão presentes. Também pode desenvolver estratégias para reduzir custos.

Analisar os fatores que tornam a sua empresa única e conhecer a sua capacidade de solucionar os problemas de seu público-alvo, certamente, aportará enormes vantagens competitivas para a sua organização.

Como aplicar a análise SWOT no e-commerce?

O comércio eletrônico é um ambiente em constante mudança. Nele, é tão fácil conquistar um novo cliente quanto aparecer um novo concorrente em seu segmento. Portanto, é altamente recomendável que você faça, periodicamente, uma análise de sua situação no mercado e de como você pode se posicionar no futuro.

Faça uma pesquisa real sobre o negócio

Para identificar fatores externos, será conveniente analisar elementos como a concorrência, seu público-alvo, o seu nicho de mercado e as tendências que giram em torno de sua oferta.

Utilize respostas objetivas ao conduzir a análise

Fazer a análise, por si só, é relativamente simples. Mas é natural ficar confuso e colocar alguma premissa no quadrante que não corresponda a ela.

Certifique-se de colocar tudo em seu lugar e obter respostas objetivas. Caso contrário, essa ferramenta não será de grande utilidade.

Aja diante das informações obtidas

O que fazer após terminar a análise? Corrija as debilidades, aproveitando as oportunidades do mercado, enfrente as ameaças, não deixando as fraquezas crescerem.

Se utilizar os resultados de sua análise SWOT no e-commerce como um guia prático para a ação, você será capaz de transformar os aspectos negativos e colocá-los a seu favor.

Gostou do nosso artigo? Se você quer garantir a excelência no atendimento aos seus clientes, independentemente do canal de vendas, confira como criar e desenvolver uma estratégia omnichannel em sua empresa!


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