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5 dicas para definir metas e batê-las no seu e-commerce

Seja na sua vida ou no seu e-commerce, metas são sempre importantes e ajudam bastante na organização e na motivação para progredir.

Pensando assim, confira abaixo 5 dicas para definir metas e como utilizá-las da melhor maneira em seu e-commerce:

1. Faça metas de médio e longo prazo

Metas de curto prazo são importantes, mas não foque somente nelas. Tente planejar metas para o próximo mês ou trimestre, ou até mesmo para o próximo ano e além dele.

As metas de médio e longo prazo ajudam a definir muitas coisas, entre as quais está quanto sua empresa deve crescer ao longo dos anos.

Para saber o quanto evoluir, você precisa antes de tudo ter em mãos: o seu histórico dos últimos anos e o mapeamento dos indicadores-chave. De posse destas informações, você poderá entender o quanto é viável crescer. A taxa de crescimento — 10%, 15%, 30%, etc. — fica a seu critério.

2. Acompanhe de perto

As metas não podem ser vistas apenas aquela vez no fim do mês e ponto. Nada disso: elas devem ser acompanhadas de perto diariamente para se ter o controle de como se está progredindo, pois algumas vezes não existe progresso algum.

Mesmo que metas de longo e médio prazo devam ter mais enfoque que as de curto, ainda assim é importante diversificá-las, mas não em excesso.

Superar metas diárias ajuda a garantir o sucesso das metas de longo prazo, além de servir de motivação para uma constante evolução.

3. Foque nas métricas principais

As métricas servem para ajudar e não atrapalhar. Se você não souber usá-las, isto pode ter o efeito contrário.

Boas metas são aquelas indispensáveis para todo e qualquer e-commerce. Por exemplo, algumas delas são:

  • faturamento;
  • taxa de conversão;
  • taxa de abandono do carrinho;
  • margem de lucro;
  • disponibilidade de estoque;
  • recompra.

Lembre-se também de estar sempre antenado nas tendências do e-commerce para que seu negócio não fique parado no tempo.

4. Menos é mais

Se preocupar demais com coisas como número de curtidas nas redes sociais e número de visitantes pode acabar não sendo algo positivo. Tente se ater às coisas mais importantes, como as métricas principais já citadas.

Exagerar nas metas pode sobrecarregar sua mente, de forma que isto só diminuirá o rendimento do seu trabalho, fazendo você perder tempo. Este tempo poderia ser gasto sendo mais produtivo em outras áreas que podem mudar o rumo do seu e-commerce, por exemplo.

Uma dica para fazer melhor uso das métricas de que você dispõe é primeiro listar os objetivos de sua empresa e depois encontrar as métricas que se relacionam diretamente a eles. Para isto dar certo, não é necessário lançar mão de um grande número de métricas.

5. Tenha um bom funil de vendas

Um bom funil de vendas garante a conversão de simples visitantes em seguidores fiéis do seu negócio, além de ser uma meta boa para se preocupar. Como exemplo da aplicação deste conceito, podemos pensar em ações focadas em melhorar o topo do funil para atrair X por cento a mais de clientes por ano.

O funil de vendas é tão importante quanto o seu faturamento. Talvez até mais, pois é por meio dele que se consegue nutrir seu público-alvo durante a jornada de compra.

Todas as partes do funil têm de ser trabalhadas da melhor maneira possível, sempre traçando metas para melhorar o rendimento de alguma parte que esteja com problemas.

Não existe problema algum em receber dicas para definir metas, pois ninguém consegue manter um negócio a longo prazo e de sucesso sem a ajuda de terceiros.

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